Área de Sócio

Congresso Português de Aterosclerose 2017

86th EAS Congress em Lisboa

86th EAS Congress em Lisboa

Aterosclerose - o que é?

aterosclerose saiba como reconhecê-la

Aterosclerose - O que é?

A Aterosclerose (AS) é uma doença sistémica que se manifesta de uma maneira focal por razoes ainda não totalmente esclarecidas. Caracteriza-se do ponto de vista anatomopatológico por lesões c/ aspeto de placas-ateromas e por ser uma doença da parede arterial e não apenas do lúmen.

É uma doença degenerativa crónica, de lenta progressão, com períodos de atividade e quiescência, em que o envolvimento dos diferentes territórios vasculares orgânicos não e uniforme. Tão ou mais importante que a extensão e envolvimento anatómico dos diferentes territórios vasculares, e a natureza funcional e dinâmica da placa aterosclerótica o que explica a alta variabilidade das manifestações clínicas da AS. Alguns doentes com AS ligeira, podem apresentar-se com uma clínica de doença grave (enfarte agudo do miocárdio ou morte súbita), e outros doentes com doença aterosclerótica anatomicamente avançada tem pouca sintomatologia ou disfunção de órgão.

Naturalmente as manifestações clínicas variam de acordo com o território vascular arterial envolvido - cerebral, coronário, artérias periféricas, mas e frequente a sobreposição da doença vascular aterosclerótica nos diferentes territórios arteriais.

Assim se compreende que os doentes que se apresentem com um tipo de evento antitrombótico tenham risco aumentado de um segundo evento, frequentemente num território vascular diferente (um enfarte agudo do miocárdio na evolução de um acidente vascular cerebral).

A doença aterosclerótica começa em idades jovens e tem um longo período de “gestação” silencioso. Por isso e importante o reforço das medidas de prevenção, a identificação precoce de pessoas com risco aumentado de doença cardiovascular, só possível com uma abordagem global dos fatores de risco ateroscleróticos atendendo a natureza multifatorial da mesma.

Tratar a AS é uma tarefa para toda a vida.