Área de Sócio

30.º aniversário

PRIMARY CARE SUMMIT ACADEMY 2022

PCS Academy

Hipercolesterolemia Familiar (HF)

 

Materiais informativos

Hipercolesterolemia Familiar (HF)

Desenvolvidos pelo “International FH Paediatric Register”.

Uma cortesia do Grupo de Investigação Cardiovascular do INSA para chegar as famílias com crianças com FH para que melhor compreendam a sua doença e vivam melhor com ela.

Foram desenvolvidos para idades diferentes com conteúdos adaptados:

Mensagem do Presidente

As doenças cardiovasculares continuam a ser a maior causa de morte em Portugal e constituem um peso económico e social enorme. Estima-se que a aterosclerose, a doença que afeta a circulação nas artérias e que tem como complicações o acidente vascular cerebral e o enfarte agudo  do miocárdio, possa afetar quase um milhão de portugueses. Dentro dos seus fatores de risco, aquele que está pior controlado entre nós é o colesterol. Para a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose a prioridade é alertar e aumentar o conhecimento sobre o tema e em particular sobre o colesterol. O nosso lema prioritário nos próximos anos será divulgar três mensagens principais sobre o ABC do colesterol.

A - Avalie o seu colesterol e o seu risco vascular.

O valor ideal de colesterol é diferente de pessoa para pessoa. Vai depender do seu nível de risco. 

B - Balize os seus objetivos.

O seu médico explicar-lhe-á quais são os valores de colesterol de tensão arterial a atingir, através de uma vida saudável e medicação apropriada se necessário.

C - Controle a sua saúde.

Seja avaliado com rotina pelo seu médico. Só assim se pode prevenir a doença reavaliando e controlando os fatores de risco.

Francisco Araújo
Presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose